Busca

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Pontos turísticos pouco convencionais (Parte 03): O castelinho da CEMIG

Há quem diga que Juiz de Fora tem apenas 160 anos. O castelo, comumente conhecido nos dias de hoje como “castelinho da CEMIG” é a prova do contrário.

Como demonstra a foto, trata-se de um castelo medieval, que sem duvida nada deixa a desejar às melhores tradições medievais brasileiras e, porque não, juizforanas!


Com duas torres laterais com buracos para arqueiros o castelo serviu durante séculos para a defesa da cidade contra os invasores dos feudos de Santos Dumont, Barbacena e Belo Horizonte. O que foi feito, aliás, com sucesso, permitindo assim que JF se tornasse a Grande JF, abrangendo regiões como Ibitipoca, Simão Pereira, Rio de Janeiro e Cabo Frio. (voltaremos ao assunto).

Nossas fontes confirmaram com exclusividade histórica que durante muitos anos o lorde do castelo foi o “cavaleiro do topete de prata” que depois de apoiar o caçador de marajás para o governo central do país, ajudou a derrubá-lo para tomar seu posto. Mas essa é outra história...

Passando por Juiz de Fora, não deixe de visitar este importante ponto turístico que marca a história da cidade. Mas tome cuidado com os atiradores da torre de vigilância! Eles estão ali para abater qualquer um que tente se manifestar contra a tarifa elétrica mais alta do país!

PS.: Segundo uma pesquisa de Carbono 14 feita pelos nossos estagiários, a última flecha lançada das torres de sentinela da inexpugnável fortaleza encontra-se atualmente na Pirâmide bizarra do Estrela Sul. Portanto, não acredite se algum camelô da cidade tentar te vender uma flecha como autêntico souvenir da cidade.

15 comentários:

  1. Cabe ressaltar elementos importantes neste bem redigido texto.

    Este Castelo, segundo fontes fidedignas teria pertencido a um nobre descendente da casa dos Unimédicis, família tradicional de curandeiros e alquimistas, que se destacaram na então vila feudal por venderem seus serviços de cura.

    Só depois veio o topete de prata. Tal clã, inclusive guarda mistérios incríveis já que nunca se descobriu como a família se estendeu tendo em vista que uma das suas características era o pouco afinco com a relação pecaminosa da cópula. Pelo menos no que tange as damas dos feudos.

    Mas independente de tudo, o local tem esse mérito civilizatório na História de nosso município. Além das conquistas homéricas, ali residiu, O Conde Coo de le Todym, que implantou aqui o regime republicando. É isso mesmo, não o ultrapassado regime republicano. O regime republicando consiste em republicar os mesmos poderosos de sempre. A fórmula é simples, ao invés do bárbaro 50 anos em 5 do JK, aplica-se o 30 anos de 3. 30 anos na mão de 3 governantes. Depois disso, pode-ser republicar seus filhos ao poder.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado meu caro Rattes!

    ResponderExcluir
  3. Vocês se superam a cada postagem. Hahahaha

    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto sobre o nosso castelo feudal!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkk... cada uma melhor que a outra..
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Juiz de Fora nos dá uma pérola melhor a cada dia! Ta até difícil escolher o que postar amanhã!

    ResponderExcluir
  7. quem sabe o proximo tema poderia ser o chuveirão, o grande monumento a nada de juiz de fora!!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Coo de lo Todym e 30 anos em 3. hahahaha... Adorei!!!

    ResponderExcluir
  10. A Pirâmide Bizarra do Estrela Sul. Pelo amor do bom Deus, vamos fazer alguma coisa para acabar com aquilo. É uma vergonha. Vale ressaltar um detalhe: Naquela obra prima do mal gosto tem também "poemas" do "arquiteto" que a criou. Vale a pena conferir! Fica a dica.

    ResponderExcluir
  11. Meu caro Luiz Felipe, Esse na verdade foi nosso primeiro pos, que voce pode conferir acessando o link na barra lateral. Pontos turisticos nao convencionais 01. Mas obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  12. Esse eu achei paia esse post, esse castelo é sim importante. Foi constituído pelo Bernardo Mascaranhas, era para esse lugar que vinha a energia da Marmelos 0 e depois era distribuída para a tecelagem, que se for ver é bem perto, e o que sobrava era para iluminar o resto da cidade.

    ResponderExcluir
  13. o castelo é importante, a pirâmide, o chuveirão (tá bom, esse talvez não), a garganta do dilermando.. mas vamos combinar que uma distribuidora de enegeria para a tecelagem não precisava ter sentinelas pra arqueiros né?

    ResponderExcluir
  14. Bem, quem foi ver o filme "Caça as Bruxas" com o Nícolas Cage jura que as ditas bruxas do filme (bonitinhas mas ordinárias)estão soltas em Juiz de Fora. Alguns comentam em boca pequena que elas moram no dito Castelo Medieval!

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkk
    lelê,
    eu fui ver o filme Caça às bruxas!
    Tô pr ate falar que esse nosso castelo aí é beeeeem mais medievo que todo o filme com seus efeitos especiais e monges zumbis - oooooops, contei a melhor parte do filme! - kkkkkkkkk

    Depois dever o filme os meninos concordaram que a bruxa era bonitinha, mas ordinária e que várias de suas discípulas moram em jfcity!

    Não creio que elas habitem esse castelo aí, não!
    talvez a rainha delas, mas ao que parece elas são muitas, estão mesmo é espalhadas!

    Parabéns ao povo do blog!
    Divirto-me demais acessando aqui!

    Rattes,
    parabéns pelo comentário-complemento!

    Noa tarde para todos!

    ResponderExcluir