Busca

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Pontos Turisticos pouco convencionais (parte 12): O Poleiro de Pombos

Se você vem a Juiz de Fora, não pode deixar de dar uma passadinha para contemplar essa maravilha da natureza. A Princesa de Minas, mostrando mais uma de suas “qualidades” entrou recentemente para o Guinness Book (O Livro dos Recordes, para os leigos) como detentora do maior poleiro de pombos do planeta terra, e porque não dizer, de todos os planetas do sistema solar, incluindo o grande Plutão!

"Se pombo fosse sinônimo de paz, Juiz de Fora não precisaria de Polícia"

O local, fica situado na rua Batista de Oliveira, quase em frente a Rua Antonio Dias. Ali você pode encontrar dezenas de pombos, empoleirados, nos fios de alta tensão que garantem a distribuição da energia mais cara do país!

Nossos estagiários, fiéis pesquisadores, foram a campo e descobriram que tudo começou com uma criança moradora da casa em questão na foto abaixo. O ano, 1873. A graciosa menina, chamada Maria do Pombal*, cujos pais proibiam-na de sair de casa só tinha um passatempo, jogar o milho colhido no quintal para os pombos, que tornaram-se seus queridos e fiéis amigos (que bonitinho). A criança cresceu e manteve o seu habito de todos os dias, modificando apenas o horário, garantir a alimentação das várias gerações de pombos que fizeram deste fio o seu lar.

Maria segue fazendo o mesmo até hoje. Há um verdadeiro debate em JF city para constatar se ela ainda está viva. Muito poucos viram-na. Esse poucos no entanto garantem que ela ainda aparece entre as portas da varanda para alimentar as ratazanas aladas, digo, digo, graciosos pombos!

Nós, que não temos medo do sobrenatural, fomos atrás de Dona Maria, para conseguir uma entrevista exclusiva cujos trechos mais importantes reproduzimos abaixo:
Mimetismo?

JF Desinformação: Bom dia Dona Maria, como vão as coisas? O povo quer saber, qual o seu segredo para viver tanto?
Dona Maria: Meu filho, eu vou bem, me sinto uma garota. O segredo é alimentar os pombos, essas criaturas de Deus. Eu decidi dedicar minha vida a isso quando tive um sonho em que Deus me falou: “Maria, para cada dia em que alimentares os pombos, ganharás um dia a mais nesta terra!” Desde então eu não faço outra coisa da vida que não seja alimentar os bichinhos...
JF Desinformação: Certo, mas a senhora não trabalha? Quer dizer, qual a sua fonte de renda?
Dona Maria: Meu filho, depois que cresci e tive que arrumar um emprego, fiquei muito incomodada em abandonar esta missão de Deus. Mas aí então inventaram o automóvel e eu tive a idéia, muito astuta por sinal, de abrir um lava jato em frente. Afinal sempre que um carro parava embaixo dos meus pombinhos, ele saia necessitado de uma bela ducha! Desde então, não passa um dia sem que o lava jato não lave um carro.

Essa entrevista reveladora explica a “coincidência” do poleiro e do lava-jato em frente. E também sugere uma explicação, um pouco religiosa, para a longevidade de Dona Maria, embora nós do JF (DES)informação não tenhamos conseguido concluir se ela está viva ou morta.

Mas nem tudo são flores. Há aqueles que querem ver este poleiro extinto. Afinal pombos são conhecidos transmissores de doenças e como diriam os Mamonas Assassinas “já tem pomba com mira a laser, o tiro sai sempre fatal”.

Assim sendo, um esquadrão foi criado na cidade para exterminar com os reis dos céus juizforanos. Essa verdadeira milícia juizforana, mais temível que as suas congêneres cariocas, tem uma forma cruel de exterminar as aves-símbolo de Juiz de Fora. Nossos informantes conseguiram com exclusividade a medieval técnica usada pela UPP (Unidade Pesca-Pombo) gizforana, como são conhecidos. Ao que parece, ela foi criada pelo músico Rogério Skylab. Leia com exclusividade:

1 – Amarre um grão de milho num anzol pequeno.
2 – Amarre o anzol num fio de nylon de pelo menos 60 metros.
3 – Use luvas de segurança, para segurar a outra ponta do nylon
4 – jogue ao pombinho o milho amarrado no anzol e espere o bichento engolir o negocio.
5 – Ameace chutar o pombo em questão, para que ele levante vôo. Dê nylon! Dê nylon!
6 – Quando o rato alado estiver bem no alto, puxe com toda força num ângulo de 90 o nylon. O anzol rasgará a barriga do pombo, expondo suas tripas.
7 - Depois, é só esperar o processo da Sociedade Protetora dos Animais**.

Esquadrilha "Abutre". Patronos dos Pesca Pombo.
Nota dos redatores: o JF (DES)Informação não apóia maltratos com animais, ainda que estes transmitam doenças e infestem escolas, tornando Juiz de Fora manchete em todo o país. Este blog insiste pela preservação de cada um dos três bilhões de pombos existentes na cidade, que fazem desta ave o símbolo de JF City, ao lado do simpático inseto alado Aedis Aegypt, cuidadosamente criado por muitos gizforanos em suas casas.

*Dona Maria Pombal é filha do Marquês de Pombal, e foi casada com o Senhor Rocha Pombo.
**Esta técnica é real e foi criada e patenteada em Volta Redonda, a cidade do aço e do ar puro.

7 comentários:

  1. eu tenho um chilique toda vez que esse animal NOJENTO vem voar perto de mim.
    E eles são atrevidos, quase metem as asas na cara das pessoas e não estão nem aí.

    http://www.meioambiente.biz/wp-content/uploads/2009/01/pombo-2.jpg

    ResponderExcluir
  2. já fui bombardeada pelos belos animais alados que dona maria alimenta! não sabia ainda desse ponto turístico e inocentemente parei o carro ali e fui fazer um trabalho no apto de uma amiga (que mora no prédio ao lado e já viu chegar sacos de comida pro animaizinhos de Deus). depois de passar a tarde TODA fazendo trabalho, fui pegar o meu carro, que havia mudado de cor, tronou-se branco!

    ResponderExcluir
  3. pegueopombo pegueopombo pegueopombo pegueopombo pegueopombo pegueopombo pegueopomboAGORA

    ResponderExcluir
  4. Pichandreti roubou meu comentário...
    Então eu continuo..

    Prendam, segurem, amarrem, capturem, PEGUEM O POMBO AGORA!!

    Dick Vigarista para Sec. de Saúde Publica de JF AGORA!

    ResponderExcluir
  5. Na porta do Forum, eu já vi um advogado ficar com o terno todo sujo. Coitado! O Parque Halfeld está uma beleza. Manhã e tarde: pombos e mais pombos. Noite: ratos e mais ratos. Uma tristeza!

    ResponderExcluir
  6. a minha vuvuzela da copa do mundo hoje tem uma utilidade, sempre que possivel na hora do lanche dos pombos dou umas vuvuzeladas é só pombo que voa pro telhado do famoso colégio granbery, dai a pouco as pragas estão de volta, sugiro uma distribuição de vuvuzelas pros vizinhos me ajudar nesta missão quase imposivel.

    ResponderExcluir
  7. pobres pombos sem casa!!!!! quem irá alimentá-los agora que a casa foi demolida???? será que os pedreiros do futuro prédio vão continuar o trabalho da preciosa velhinha e irão dar comida prá os ratos que avoam? e depois os futuros moradores irão perpetuar a tradição do maior poleiro de pombos, do guiness?? ou serão eles, os pombos, futuros "sem poleiro" e sem teto???

    ResponderExcluir