Busca

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pontos turísticos MUITO convencionais: O Indi Shopping

Esse texto foi feito pela leitora CV, em parceria conosco, e presta a sua homenagem a uma das principais atrações de Juiz de Fora, o Indi Shopping

Juiz de Fora, a Atenas Mineira ou a Manchester tupiniquim sentia-se acanhada, envergonhada, pequena em relação à grandeza de seu passado, porque não tinha, até então, um shopping digno do nome... Tudo bem, tínhamos galerias, as quais equivocadamente afirma-se terem sido inspiradas na tradição britânica... Tínhamos o Mister e o Santa Cruz que pareciam – e ainda parecem – galerias ampliadas... Mas um shopping, como os do Rio de Janeiro, não tínhamos... Até “Belzonte”, aquela cidadezinha do interior, já tinha lá seus BH Shoppings, Del Rey shoppings e tantos outros, diga-se de passagem, construídos - mesmo que 100 anos depois - com o dinheiro do café plantado na Atenas mineira...Estávamos desolados!

Enfim, um grupo de empresários bem sucedidos, que nunca acumularam riqueza em Juiz de Fora, se uniram e presentearam o nosso município com um verdadeiro Shopping Center: o Indi para os íntimos! Para a instalação deste importante estabelecimento escolheram o pior lugar da cidade: um morro sem vias de acesso... Mas às portas da UFJF e na saída para a principal cidade da Grande JF – o Rio de Janeiro – e na vizinhança de um antigo brejo alagado, hoje o promissor bairro Cascatinha (ou Little Falls, para os moradores metidos abastados da região). Ao lado de um hospital que curiosamente se chama Monte Sinai (Juiz de Fora deve ter, no máximo, uns dois ou três judeus e é uma cidade majoritariamente cristã).

Vista da Curva do Lacet, vulgo "vazião"


Para que o empreendimento fosse bem sucedido afastaram de lá qualquer vestígio de pobreza, acabando com o campo de futebol comunitário mais aprazível da cidade (o glorioso Lacet, palco de tantos certames importantes!) e retirando o ganha-pão de diversas famílias (o tanque comunitário).

O Indi foi inaugurado... Que felicidade! Tem até praça de alimentação, embora 1/3 dos restaurantes seja do mesmo proprietário... Tem algumas grifes, sempre vazias... Mas umas lojas locais que vendem um pouco na liquidação. Tem mais... Cinemas UCI, que passam o melhor de tudo que é distribuído pelos estúdios norte-americanos... Esta coisa de filme europeu ou asiático nem pensar! UCI é luxo só! E ainda tem combo... O que é combo? (é video game é???) Ás vezes penso que não conheço bem a língua portuguesa. Mas tem combo no UCI!

O mais legal do Indi Shopping é ver aquelas famílias da grande JF, vindas de Muriaé, Bicas, Santos Dumont chegarem para as compras nos finais de semana... O Indi fica lotado de gente chique! Uma beleza! Cada carrão! Andam a 20 km/h no estacionamento, lendo as placas com cuidado para não se perderem naquele imenso território, que faz lembrar os tortuosos atalhos do Caminho Novo... Vencido o desafio da chegada, há o almoço no Salsa Parrila, café no Copenhague, compras na Renner e uma passadinha na Saraiva para ganhar um pouco de cultura, afinal, Juiz de Fora é a Atenas de Minas...

O Indi Shopping revela como é promissora a nossa cidade! O quanto progressista e igualitária ela é! Uma pessoa é capaz de encontrar até negros no Indi Shopping – lembre-se que a princesa de minas foi a mais escravista do estado! Limpando é claro, mas estão lá! No mesmo lugar onde em frente estava o Lacet, palco que reunia, negros e brancos, pobres e ricos, estudantes do Jesuítas e do Dom Orione, num banquete coletivo que só a boa pelada pode proporcionar... Mas quem sente saudade disto? Temos agora o Indi e seu UCI... Parabéns JF! Enfim resgatando a "grandeza" perdida!

Nota dos redatores:

1) O Indi shopping sobreviveu, embora a vidente mundialmente conhecida Mãe Diná tenha decretado a sua ruína. Entretanto, nossos informantes nos avisam que o novo World Trade Center, que está sendo erguido ao lado desta tetéia juizforana, pode ser o responsável pela catástrofe anunciada, e também que Mãe Diná acerte pelo menos uma vez na sua vida, ultrapassando Nostradamus no ranking mundial de videntes (e ficando apenas uma posição atrás do Polvo Paul).

2) O Indi Shopping também é responsável por algumas proezas: a) construir o primeiro túnel de Juiz de Fora; b) alterar o trânsito da região semanalmente por conta da construção do novo World Trade Center; c) ter no estacionamento os únicos metros que os carros da cidade possam andar sem se preocupar com buracos; d) ser o único lugar do mundo que você pode encontrar todas as suas ex-namoradas, ex-professores, ex-inimigos da escola, e ex-qualquer coisa todos juntos e ao mesmo tempo!

3) O campo do Lacet, foi substituido por... nada! Uma vergonha. Mas já é possivel constatar uma linha urbanística da administração juizforana. Depois da praça invisivel, o vazio Lacet. O que vem depois? Aguardem e confiram...

12 comentários:

  1. Bom texto, mas esse ressentimento pró campo do Lacet e tanque comunitário é uma bobagem.

    ResponderExcluir
  2. falta também destacar que no cinema não passam filmes iranianos, que decepciona a maioria dos (metidos a) cinéfilos da Bollywood Mineira.

    ResponderExcluir
  3. a única coisa que apresenta semelhança à antiga pelada do lacet agora é a pelada (de basquete) da praça do são mathues.

    ResponderExcluir
  4. Aff, Meu comentário foi obliterado pela internet da Nova Juiz de Fora.

    Mas eu dizia:

    Bobagem uma ova, aquele gramado inútil acabou com uma grande diversão de domingo. Além disso, por causa da chegada desse shopping, tive de interromper minha carreira futebolística. Como não posso acompanhar mais meu ídolo e mentor, o goleiro Cepacol, célebre pelos três pênaltis defendidos em uma só cobrança na final daquele inesquecível campeonato sub-45 de 2006, no qual também se destacou o goleiro Alface, só me resta lamentar.

    Faltou falar da jóia da cultura citadina, a livraria Saraiva!

    ResponderExcluir
  5. Bobagemumaova2

    esse shoppsss não poderia ter sido mais bem sucedido. Agora nossos queridos moradores do Dom Bosco estão que nem pinto no lixo...moram ao lado da grade ufjf, que devido a qualidade do ensino oferecido pelas redes municipais e estaduais dificilmente tem acesso, olhando para a saúde, tem que se direcionar ao ótimo atendimento das ubs's ou do hps onde são tão bem atendidos quanto os frequentadores do Monte Sinai e seu piano de guarda no saguão(afinal, quem ousaria entrar em um hospital ao dar de cara com um piano na entrada né?!) agora no shopppssss tem acesso a perseguição de seguranças quando suas crianças entram no shoppsss pra conhecer esse colosso. Um brinde a Juiz de Fora, no lugar de tanque pra lavar roupa, campos de futebol e escolas que se fecham pros pintos do dom bosco, deixamos os pintos no lixo da educação, no lixo do lazer e no lixo da cultura...

    ResponderExcluir
  6. Mt bom esse texto, mas fazendo uma pequena correção, quem destruiu o tanque foi o monte sinai e seu projeto futurista (vai ter uma ponte ligando os dois predios sobre a independencia, acho inclusive que deveria ser tema de algum post, os pacientes desfilando numa ponte na independencia).
    Tb acho que seria bom por que o ex dono do shopping, que eh dono da empresa que comeca com u e termina com m, tb dono de metade de ibitipoca, alem de inumeros benificios recebidos pela prefeitura, que na epoca ele era secretario, conseguiu construir por 25mi, e vendeu, 3 anos depois, por 150mi... Incrivel a capacidade... Soh o silvio santos remunera tao bem...hehe... Parabens pelo blog

    ResponderExcluir
  7. Cara. Vcs me matam de rir.
    Adoro essa cidade, tudo aqui é tão lógico, tão matemático.
    E o Indi prospera.

    ResponderExcluir
  8. Achei tão indigno da parte do Shops ter acabdo com aquele campinho.
    Aquilo lá virou mais uma das praças imaginárias da cidade, a praça "Gattas Baras" (acho que é isso, é o mesmo nome daquela prédio na Franscisco Bernardino).
    Fica o protesto!

    ResponderExcluir
  9. P.S.: Da última vez que me dei o trabalho de procurar JF no Google Earth, o Shopping ainda não existia.
    Ou será uma premonição daqueles que verdadeiramente controlam o mundo, o Google?

    ResponderExcluir
  10. na verdade Leticia, o Indi Shopping pediu pra ser excluído do Google Earth, assim como o Pentágono e a Casa Branca. Afinal, as 3 construções são alvos em potencial de atentados terrorristas


    e é Gattas Bara sim o nome da praça. Mais uma das 393891289 ruas/praças no Cascatinha com nome de sírio ou libanes...

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto, evidenciando aburquesia de Juiz de Fora, que mandaram para longe toda e qualquer possibilidade da conviv~encia entre pobres e ricos(ou pelo menos pesam que são) da nossa princesinha de Minas.

    obs: o Lacet era o marco dos peladeiros da terrinha!!

    ResponderExcluir
  12. Como era esse tal tanque? Não cheguei a conhecê-lo.

    ResponderExcluir