Busca

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pontos turísticos pouco convencionais (Parte 09): O Aeroporto da Serrinha

Pense em duas coisas que não combinam, diametralmente opostas: fogo e água, cão e gato, doce e salgado, ruas e buracos, chuva e Cabo Frio...

Ok. Feito isso, vamos pensar em aviação. Qual é o princípio básico de um avião? Ele decola, sobe o máximo possível e voa. Quando ele vai aterrissar, ele desce até o chão e pousa em segurança. Certo?

Não se você for um dos heróicos passageiros que voam pelo Aeroporto da Serrinha, em JF.

Primeiro, aeroporto e serra não combinam. Qualquer fã do Mamonas Assassinas sabe desta regra básica de voo. Segundo, fazer um aeroporto em cima de uma serra (mesmo que seja -inha) é realmente um feito digno do Darwin Awards, o prêmio que laureia os seres humanos que desafiam a evolução da espécie.

Para o avião aterrissar, é necessário que o piloto desça o pássaro de metal até que ele toque o chão. Entretanto, se isso for feito na Serrinha, o piloto brincará de Osama Bin Laden com as casas chiques do bairro Aeroporto! É isso mesmo! O nosso aeroporto metropolitano fica em cima de um barranco, sendo um dos raros exemplares no mundo nesta categoria. Genialidade pura!

Além do problema topológico, há na região onde se localiza a belíssima pista de pouso um problema climático pouco compatível com condições de voo: a neblina. Estando o aeroporto instalado em cima de uma serra, a neblina e as nuvens baixas, acompanhadas com aquela chuva persistente e irritante, típica de JF, a Londres de Minas, fazem do Serrinha o aeroporto que mais fecha no Brasil, sem teto para pousos e decolagens!

Mais um título para o Salão de Troféus de JF!

Toda a modernidade do aeroporto Internacional da Serrinha. Rumo a 2014!
(Fonte: Blog da Maria do Resguardo)

Ao se falar em segurança aeronáutica, o que podemos esperar mais, além de um aeroporto localizado no topo de uma serra e que convive quase que diariamente com problemas climáticos? O que pode ser pior?

Nunca duvide da Lei de Murphy em Juiz de Fora... ela sabe ser cruel.

Como se não bastasse os empecilhos supracitados, uns dos três prefeitos que tivemos nos últimos trinta anos* resolveu construir um lixão no Salvaterra, que, além de perfurmar a principal entrada da cidade, colocou pequenos alados negros (a.k.a. urubus) na rota dos potentes aviões que decolam da Serrinha! Tacada de mestre!

E não é só isso! Recentemente, jornalistas do Fantástico (sic) conseguiram embarcar num voo partindo de JF City com uma réplica da AK-47, fuzil preferido de 10 em 10 talebãs! É JF City se inserindo na rota do turismo terrorrista fundamentalista!

Segundo nos informam nossos dedicados, incansáveis, e prestigiados estagiários a prefeitura estaria pensando em contratar Jack Bauer para melhorar a segurança do local!

Mas enquanto isso não acontece, fique atento você, passageiro, que pegou o seu avião rumo a Cabo Frio! Fontes privilegiadas do nosso blog averiguaram que a Al-Qaeda estuda um atentado terrorrista tendo como alvo o Forte da Praia do Forte (jura?), fortaleza-chave na segurança da América do Sul.

* Efeitos do famosos movimento republicando em JF city

4 comentários:

  1. Isso sem contar o mordeníssimo sistema para descarregar a bagagem. No lugar de esteiras rolantes, o trabalho é personalizado, feito por algum azarento que é pego de bobeira jogando paciência ou conversando no MSN.

    A sala de desembarque é menor que o meu quarto - que é bem pequeno.


    Fora isso, o Aeroporto da Serrinha fez parte "Da aurora da minha vida/ Da minha infância querida/ Que os anos não trazem mais".


    Gisele

    ResponderExcluir
  2. "O Aeroporto da Serrinha, em Juiz de Fora, também* foi testado. O repórter Eduardo Faustini, do Fantástico, passou por oito dos principais** aeroportos brasileiros[...]"

    *mesmo não sendo digno de ser chamado de Aeroporto, nós estivemos lá.

    **no caso do Aeroporto da Serrinha, nós só fomos lá porque é perto.

    ResponderExcluir
  3. "O repórter tem que passar pelo detector de metal. Mas a mala fica na bancada para ser revistada manualmente, PORQUE NO AEROPORTO DE JUIZ DE FORA NÃO EXISTE MÁQUINA DE RAIO X PARA A BAGAGEM DE MÃO."

    hauhauahuahuahua... como eu disse, não tem nem esteira para descarregar a bagagem.
    Que espelunca!!!

    ResponderExcluir
  4. E tem mais...o aeroporto de Governador Valadares recebeu 3,4 milhões de reais do programa PROAERO do Governo de Minas para ampliar seu terminal de passageiros. No total estão sendo investidos 300 milhões de reais nos aeroportos de Minas através desse programa mas, nenhum centavo foi investido no Serrinha que contabilizou em maio de 2012 cerca de 10 mil passageiros (embarque mais desembarque). Novos voos estão programados para agosto e o aeroporto deve atingir este ano, 130 mil passageiros e em 2013, 170 mil passageiros. Se não for ampliado no máximo até o ano que vem Juiz de Fora esta fora da Copa do Mundo 2014, com a estrutura que tem ali , a cidade será descartada automaticamente! E por mais incrível que possa parecer vai ser construída uma estrada ligando Juiz de Fora ao Elefante Branco (aeroporto Goianá) com um trajeto com cerca de 55 km ou seja, um trajeto maior que o atual de 47 km! Pasmen , esta estrada esta orçada em 60 milhões de reais e com esse dinheiro dá pra fazer outro aeroporto novinho perto do centro, ou resolver todos os problemas do Serrinha e ainda tem troco...!! essa é nossa Juiz de Fora!!

    ResponderExcluir