Busca

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pontos turisticos pouco convencionais (parte 08): O menino da pipa que não existe.

Contar a história do Menino da Pipa (a.k.a. Chokito) é uma tarefa hercúlea. Hesitamos muito, afinal trata-se de uma das histórias mais trágicas de Juiz de Fora (e do mundo).
Chokito versão standart. Também disponível nas versões 'cabelo rosa' e 'sapato na mão'
Alguns não vão acreditar, mas nossos estagiários, depois de anos de pesquisa descobriram que chokito já foi um menino de verdade. Muito rebelde, segundo relatam nossas fontes.
Lamentavelmente ele foi transformado em estátua quando caiu num buraco das ruas da cidade que foi imediatamente preenchido com cimento e piche pela Empav, transformando-o assim num menino-estátua! Vocês sabem, a Empav é tão rápida para tapar os buracos de JF City que nem perceberam a presença do menor na cratera.

Os detalhes do acontecimento estão no diário do menino escoteiro, seu melhor amigo, que pode ser lido no arquivo municipal e do qual reproduzimos trechos abaixo:
Sempre alerta
“Chokito sempre foi meu melhor amigo, mas enquanto eu era um escoteiro disciplinado, ele era uma 'peste', como dizia minha mãe. É duro lembrar deste dia trágico. Em mais um ato de rebeldia, Chokito decidiu soltar pipa na frente do castelo medieval que pertencera aos unimédicis e ao “cavaleiro do topete de prata” mas que era então controlado pela CEMIG. Para os arqueiros que protegiam o castelo, o ato de Chokito era um verdadeiro ato de provocação, uma vez que soltar pipa perto da rede elétrica é uma ofensa gravíssima.

Depois de atirarem algumas flechas, sem sucesso em acertá-lo, saíram em seu encalço. Chokito correu então desabalado pela Espírito Santo acima ,com os arqueiros atrás, que só pararam a perseguição para soltar um palavrão à visão do odiado Chuveirão e continuou correndo e correndo, de pipa em punho, subindo a Av. Independência. De repente, a cena trágica se estabeleceu. Na esquina da Av. Rio Branco com a Independência, alguma coisa chamou a atenção de Chokito, uma poesia genial na parede, que ele não resistiu em terminar a leitura enquanto corria. Foi seu fim. Ali mesmo ele tropeçou, caiu num buraco. A Empav, implacável como sempre e muito veloz, tapou imediatamente o buraco transformando meu melhor amigo e sua pipa numa estátua. Uma lástima. Pode parecer fantasia, mas foi assim que tudo aconteceu. Palavra de escoteiro.”

Esse relato emocionante pode ser completado por nossas pesquisas. Depois disso, como apuraram nossas fontes, para disfarçar o erro, a prefeitura transformou o menino estatua num monumento ali mesmo (se pensarmos bem é a única explicação plausível para sua presença no local). Em homenagem ao garoto (R.I.P.), foi colocada uma pipa em sua mão.

Alguns dias depois, os arqueiros defensores da CEMIG, ainda inconformados pela provocação, confiscaram a pipa do menino.

Um viva ao garoto-estátua, símbolo da resistência marota das crianças de Juiz de Fora! O JF (DES)informação, presta assim, sua homenagem a Chokito.

10 comentários:

  1. Eu fiquei emocionada com as palavras do amiguinho do Chokito. Uma criança não merece passar por uma experiência assim, tão traumática. :(

    ResponderExcluir
  2. aheuaheuaheuaheuhauehauehyauehauheuaheauheuaheaq taquiupariu

    ResponderExcluir
  3. Cacete.. fiquei traumatiado agora..
    Não vou nem conseguir dormir com medo de pesadelos com a Empav.

    Triste a história do menino..

    ResponderExcluir
  4. Repito: ele era bem mais divertido com o cabelo rosa e uma ratazana na mão...

    ResponderExcluir
  5. QUANDO o Tupi ganhar um Camp. Mineiro, colocaremos uma camisa do time no Chokito, tal qual o Manequinho do Botafogo.

    ResponderExcluir
  6. O conflito com a Cemig explica os holofotes do menino estarem apagados há mais de 6 anos!

    ResponderExcluir
  7. Há pouco, creio seu, alguém de coração amolecido por sua histório, tentou consolá-lo dando-lhe um têmis para segurar...
    Ou o róprio não está assim tão morto como imaginamos, e continua fazendo suas molecagens....

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre achei que ele tinha umas tretas com o Jabba.

    ResponderExcluir